quinta-feira, 11 de maio de 2017


Quanto Custa a Liberdade

 

                            Os males que afligem os racionais e os seres todos são por vezes atribuídos a Deus, mas devemos ver que a condição de existir 50/50 a soma zero ou os pares polares de opostos/complementares é a mesma de a Liberdade (contra a Necessidade, contra as tarefas, digamos) geral levar progressivamente às condições de caos e desordem.

                            Porque, veja, o par polar finito e não-finito, junto com a Curva do Sino ou de Gauss ou das Distribuições Estatísticas coloca que existe UM, pelo menos um, que não cumpre os pares polares – e é o que chamamos erradamente de Deus. É o UM, o SÓ. Ele é absoluto, todos os demais são relativos. Ele não morre, todos os demais morrem. Ele não erra, todos os demais erram. Ora, se os racionais, todos exceto o UM, erram justamente porque raciocinar é estar no interior, é ser parte e não todo, se segue que todos irão acumulando erros de programa. São os próprios racionais que cavam sua cova e deitam nela, não Deus. EM TODA PARTE os racionais vão sempre errar, incontornavelmente vão errar, em algum momento vão errar, pos mais cuidadosos que sejam. Errar não é apenas humano, errar é racional, é de todo ser, todo senciente.

                            Além de criar os mundos o que Deus pode fazer é de vez em quando interferir na Liberdade geral, quando esta estiver levando a algum beco sem saída e à dissolução do Projeto geral ou de cada projeto particular. Isso. Então, Deus de algum modo introduz um elemento; evidentemente, como eu já disse, o não-finito não pode entrar totalmente no finito – por natureza da definição explodiria tudo. Ele tem de conformar o finito de uma certa forma, dentro dos limites operacionais (digamos, os da racionalidade humana), de modo a esse finito-orientado promover as mudanças cabíveis. Mas, a cada vez que isso é feito os finitos ou racionais estão mostrando sua incompetência, o fato de que não sabem lidar com a liberdade – o que é um aborrecimento para Deus, razão pela qual ele demora a interferir, se mantém distante o máximo possível: POIS É RESPONSABILIDADE DOS RACIONAIS CONDUZIR SUAS COISAS A CONTENTO.

                            Em resumo, os racionais fazem suas cagadas e atribuem a Deus que deve, depois de dada a liberdade de usar a casa para a festinha, de limpar as sujeiras deixadas.

                            Vitória, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário