terça-feira, 9 de maio de 2017


Pedagogia Chamativa

 

                            Quando o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral comporta tão extraordinárias notícias, em tantos pontos diferentes, como é que as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo) podem não ficar entusiasmados? Com tantas enciclopédias, dicionários, livros e toda a mídia (TV, Revista, Jornal, Rádio e Internet), tantos quadros, fotografias, poemas, tudo ofertado a preços módicos ou disponíveis em bibliotecas e outros lugares públicos de acesso gratuito, como é que as pessoas podem não se entusiasmar?

                            É que elas não vêem.

                            Como um passarinho que circula pelos prédios e os vê apenas no nível físico/químico ou biológico/p.2 e não no psicológico/p.3, informacional/p.4, cosmológico/p.5 e dialógico/p.6; para eles os demais patamares da Natureza não existem. Como hominídeos, os primitivos que estiveram na Terra por dez milhões de anos e não puderam alcançar além dos níveis pessoais, que não entenderiam como funcionam os níveis ambientais. Ou como gente que no quinto, no quarto, no terceiro mundo não pode saber como operam os do segundo ou primeiro mundo.

                            Assim, é preciso deslumbrar o ouvinte ou o espectador, mostrar de forma surpreendente, como uma grande notícia. É preciso construir uma ÁRVORE DO CONHECIMENTO (como posta nos livros), de modo que o aprendiz veja imediatamente TODA A POTÊNCIA co-relativa do tema abordado, que seja como um milho de pipoca explodindo diante dele, que tenha essa característica explosiva, maciçamente chocante, luminosa, arrombadora da mesmice do jeito antigo de apresentar o saber. É fundamental trabalhar e retrabalhar cada assunto, ligando-o a muitos e talvez a todos. Seria preciso muitos professores, de toda a pontescada científica (como posta de passagem acima), se reunirem para o processo de avivamento daquela matéria em especial, realizando a co-ligação geral.

                            A pedagogia CHAMARIA a atenção do aprendiz, despertaria sua vivacidade, sua ânsia de saber, sua curiosidade profunda, tirando os véus que recobrem o capítulo.

                            Vitória, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004.

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