Geometria de Vendas
No PEGN, Pequenas Empresas Grandes Negócios
- da Rede Globo - de hoje a apresentadora falou dos pontos de venda, o que me
levou a pensar nessas coisas.
GEOMETRIA DE VENDAS E DE COMPRAS
·
Pontos
de vendas;
·
Linhas
de vendas;
·
Planos
de vendas;
·
Espaços
de vendas.
É claro que quando a pessoa diz “ponto
de vendas” quer dizer ESPAÇOTEMPO DE NEGÓCIOS, o que se liga à Psicologia
(figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produção ou economia,
organização ou sociologia, espaçotempo ou geo-história) de negócios, que remete
ao ET Econômico (agropecuário/extrativista, industrial, comercial, de serviços
e bancário) de negócios.
Então, teríamos vários ET de negócios.
ET
DE NEGOCI/AÇÃO
(ato permanente de negociar)
·
ET
agropecuário/extrativista (vende-se produção do campo, mesmo que na cidade –
então o campo é que deve ser mostrado e referido);
·
ET
industrial (aqui já se fala de máquinas, seqüenciamento, linhas de montagem,
eficiência produtiva);
·
ET
comercial (de trocas, de oferta e procurar de objetos fracionados – um modo
próprio de interfaciar);
·
ET
de serviços (é imponderável, vende idéias e emoções, e é isso que deve ser
levado em conta);
·
ET
bancário (vende dinheiro e toda propaganda é EXCLUSIVAMENTE de dinheiro, de
liquidez, de poder ser vertido em qualquer coisa).
Como a socioeconomia ou
produçãorganização capitalista ainda diz “ponto de vendas” é porque ela se
encontra atrasada em relação às possibilidades, é idiota, pois há muito mais a
pensar (evidentemente não esgotei o assunto, que é vasto).
Vitória, domingo, 08 de fevereiro de
2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário