sexta-feira, 12 de maio de 2017


Geometria de Vendas

 

                            No PEGN, Pequenas Empresas Grandes Negócios - da Rede Globo - de hoje a apresentadora falou dos pontos de venda, o que me levou a pensar nessas coisas.

                            GEOMETRIA DE VENDAS E DE COMPRAS

·        Pontos de vendas;

·        Linhas de vendas;

·        Planos de vendas;

·        Espaços de vendas.

É claro que quando a pessoa diz “ponto de vendas” quer dizer ESPAÇOTEMPO DE NEGÓCIOS, o que se liga à Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produção ou economia, organização ou sociologia, espaçotempo ou geo-história) de negócios, que remete ao ET Econômico (agropecuário/extrativista, industrial, comercial, de serviços e bancário) de negócios.

Então, teríamos vários ET de negócios.

ET DE NEGOCI/AÇÃO (ato permanente de negociar)

·        ET agropecuário/extrativista (vende-se produção do campo, mesmo que na cidade – então o campo é que deve ser mostrado e referido);

·        ET industrial (aqui já se fala de máquinas, seqüenciamento, linhas de montagem, eficiência produtiva);

·        ET comercial (de trocas, de oferta e procurar de objetos fracionados – um modo próprio de interfaciar);

·        ET de serviços (é imponderável, vende idéias e emoções, e é isso que deve ser levado em conta);

·        ET bancário (vende dinheiro e toda propaganda é EXCLUSIVAMENTE de dinheiro, de liquidez, de poder ser vertido em qualquer coisa).

Como a socioeconomia ou produçãorganização capitalista ainda diz “ponto de vendas” é porque ela se encontra atrasada em relação às possibilidades, é idiota, pois há muito mais a pensar (evidentemente não esgotei o assunto, que é vasto).

Vitória, domingo, 08 de fevereiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário