Geo-História das
Marcas
Com tudo se pode ganhar dinheiro. Vi
na Internet algumas coisas das principais marcas, mas propondo de brincadeira
alternativas de surgimento, fora engano três - eu não sabia optar pela correta.
O modelo tem algo a dizer.
OS
AMBIENTES DAS MARCAS
·
Dimensão
urbana/municipal da empresa;
·
Dimensão
estadual;
·
Dimensão
nacional;
·
Dimensão mundial:
1. Microempresas;
2. Empresas pequenas;
3. Empresas médias:
4. Empresas grandes;
5. Empresas gigantes.
Como é que uma microempresa pode ter
dimensão mundial?
Pode, porque se trata de nível
mundial. As empresas grandes de nível mundial são gigantes no nível nacional. E
há quantidade e qualidade. Uma microempresa qualitativa de nível mundial pode
ser conhecida em toda parte, como a Gucci, que faz roupas ditas de alta-costura.
Há a geografia - que diz respeito ao
espaço ocupado por elas (por exemplo, a Coca-Cola ocupa provavelmente todo o
espaço mundial) - e a história de como se passou de um a outro espaço, isto é,
que fatores ou poderes ou energias transformadoras levaram às modificações: por
quê a Coca-Cola decidiu ir para a China? Daí precisamos saber a GEOGRAFIA DA
MARCA e a HISTÓRIA DA MARCA, que diz respeito às PESSOAS (indivíduos, famílias,
grupos e empresas) que contribuíram para sua invenção e solidificação. Qual é a
Chave do Labor (operários, intelectuais, financistas, militares e burocratas)
ligados a ela e outras chaves e bandeiras do modelo. Não da empresa, mas da
marca mesmo.
Em resumo, quem fizer um sítio com
todas essas informações, que irão se ajuntando tremendamente no tempo no
decorrer das próximas décadas, certamente acumulará fortuna, e não pequena.
Vitória, segunda-feira, 16 de
fevereiro de 2004.
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