sábado, 13 de maio de 2017


A Caverna-Tenda

 

                            Já vimos inúmeras vezes a questão dos primatas (que estão aí há 100 milhões de anos) e dos hominídeos (existiram por 10 milhões de anos). Os primatas viveram nas matas, como ainda vivem. Os hominídeos moraram nas cavernas e todos eles desapareceram, restando os sapiens (desde há 100, 50 ou 35 mil anos). Então, temos que há 100 mil anos estávamos todos nas cavernas e há 10 mil anos apareceu a primeira cidade, Jericó, na Cisjordânia. Como aconteceu essa mudança “súbita”, nesses 90, 40 ou 25 mil anos?

                            Bom, o Modelo da Caverna dos homens (machos e pseudofêmeas) caçadores e das mulheres (fêmeas e pseudomachos) coletoras diz que a mente das mulheres contramoldou-se das cavernas, ou seja, as cavernas, enquanto ambientes, mudaram-se para dentro das mentes femininas (e estão lá até hoje). As mulheres não queriam sair de lá. Para mim foi difícil pensar a solução, porque qual a razão de os homens construírem casas próximas das cavernas, se estas estavam adjacentes e eram tão melhores? E se fossem distantes as mulheres se sentiriam inseguras. Era um dilema.

                            Há uma solução intermediária: a criação incipiente de animais domésticos próximos das cavernas deve ter com o tempo produzido muitos deles, rebanhos enormes que necessitavam cada vez de mais pastos e currais e com isso precisavam ser levados para pastar e beber água cada vez mais longe, levando-se peles para cobertura inicial dos homens, aos poucos uma ou outra mulher se aventurando e a partir daí constituindo os grupos nômades que andavam centenas de quilômetros e depois se perderam definitivamente das cavernas, desvinculando-se. As mulheres PASSARAM A LEVAR AS CAVERNAS COM ELAS, quer dizer, fizeram ponte através das cavernas-tenda para as tendas isoladas e daí para as casas a partir das tendas, fixando-as no chão, cavando buracos, tudo aquilo que a antropologia e a arqueologia nos ensinam.

                            Portanto, os nômades vieram antes das cidades; foram os nômades que colonizaram o mundo. Imediatamente antes de Jericó deviam existir milhões de tendas espalhadas pelo planeta, em toda parte. Ainda que as madeiras e os couros tenham fatalmente apodrecido a terra socada onde elas ficaram sucessivamente e outros restos os pesquisadores poderão descobrir. As cavernas são importantíssimas, porque em volta delas devem ter ficado as primeiras tendas. É fundamental encontrar essas provas. É o elo antropológico perdido.

                            Vitória, domingo, 15 de fevereiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário